Você chega na padaria A e elogia o pão da padaria B. A balconista te responde:
- Apesar do meu marido ser o padeiro da padaria B, eu concordo com você...
Ou você vai num tatuador e comenta que cavalo marinho é coisa de gay. Ele discorda:
- Mas eu não sou gay e tenho um! - Enquanto levanta a blusa e mostra um belo cavalo marinho na barriga...
Ouvi estas duas histórias esta semana, da boca de dois amigos diferentes. Trazem o que chamamos de "pagar mico". Situações como esta podem ser muito engraçadas, principalmente se não foi você quem "pagou o mico".
Segundo Regina Araújo, autora do livro "A Arte de Pagar Micos e King Kongs", a expressão viria daquele joguinho no qual quem perde fica com a carta do mico, a única que não tem par, ou pelo fato dos micos serem muito bagunceiros (na verdade o responsável pela fama seria o macaco-prego, aquele macaquinho impertinente do filme Uma Noite no Museu).
Muitos micos, talvez a maioria, só se justificam porque estariam ferindo as 'boas-maneiras'. Dizer que o marido de uma amiga, que é padeiro, não faz pães gostosos seria falta de educação. Ou criticar uma roupa que é parecida com a de quem você está conversando..
Isso seria deselegante? Ou seria verdadeiro? A todo momento temos que omitir nossas opiniões em nome das regras de convivência. As vezes fico pensando se isso não gera hipocrisia ao invés de educação.
Num curso muito especial, que fiz em um sítio em Cotia, aprendi, entre tantas outras coisas, que a forma como opinamos sobre as coisas é tão importante como a opinião em si. Podemos sim, dizer que não gostamos da roupa de um amigo sem ser agressivo com ele. E aquele mesmo padeiro não vai avaliar a sua receita se todo mundo ficar elogiando (enquanto compra na padaria vizinha).
No mar de hipocrisia e falsidade em que vivemos, ser verdadeiro sem ser agressivo é uma qualidade e tanto! Todos valorizamos a opinião de algum amigo porque sabemos que ele vai falar a verdade. Se o 'fulano' elogiou, então é porque está bom mesmo.
E se o amigo verdadeiro souber criticar com delicadesa, sem nos magoar... Melhor ainda, não é?
E você? Já pagou algum mico? Quer contar para os leitores do blog, nos comentários? Se você conseguiu rir do próprio mico, parabéns... Pagar micos é uma característica normal de qualquer ser humano, já ter bom humor...
Ser verdadeiro geralmente rende algumas rusgas sim...mas melhor ser sincero do que falso.
ResponderExcluirAmigo de verdade não é aquele que faz sempre o elogio, é aquele que dá o "chacoalhão" e indica o caminho correto...
Ou ainda...é aquele que quando vc cai no chão, ele vai chorar de rir antes de te levantar...rsss
Abraços
To falando viu! Estava conversando com meus amigos e familiares justamente sobre isso! Aiai.. quero conversar mto + com vc! Vou montar um blog pra trocarmos idéias! Beijo meu irmãozinho! =)
ResponderExcluir